quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

CABOS CAROS? PRA QUE? QUEM DÁ A LIÇÃO É HOLBEIN MENEZES.



Sabemos que cabos são importantíssimos para a pureza do som. Cabos ruins prejudicam a qualidade das freqüências. Mas não é imprescindível que os cabos sejam caros, pra lá de 1.000 reais o par. O Mestre ensina que há cabos excelentes e de custo baixo. São carinhosamente chamados de Aratacas, pelo Mestre Holbein. E eu perguntei e ele ensinou, com maestria.
Joaquim, os Aratacas são cabos de avião de guerra, protegidos contra oxidação com material que não se sabe qual - mas deve ser à prova de tudo, revestidos do melhor dielétrico que existe, o politetrafluoroetileno - o popular teflon, e, ambos os condutores são idênticos. Existe uma blindagem a proteger ambos os condutores contra campos eletromagnéticos. E aqui é que reside a excepcionalidade do cabinho: A blindagem só faz blindar, não conduz os sinais de áudio, por isso que só deve (ou está) conectado em uma das pontas do cabo - a ponta que leva o sinal de um estágio para outro, na outra ponta, não. Não me lembro se marquei com uma seta o sentido da condução dos sinais de áudio; devo tê-lo feito (marcou sim, os recebi marcados). Mas pode usar sem receio, se no sentido "errado" produzirá um zumbido de "hum", se no sentido certo, ficará mudo como uma pedra. E é este o bom. O cabo é universal, joga nas onze, pode ser ligado entre o ledor e o pré, entre o pré e o amplificador etc. Tenho-os no meu sistema até como cabo de caixa, cabo de eletricidade e cabo de vídeo. Funciona melhor que os ditos "especialistas". Deu para entender? (Claro! Brilhante) Um abraço do Holbein Menezes.
Realmente. Com efeito. Importante é, principalmente, o revestimento do cabo para impedir a corrosão, uma vez que um cabo ou fio (há diferenças entre um e outro) com corrosão avançada, faz com que o caminho dos elétrons se modifique, ziquezagueando entre as crateras de corrosão, uma vez que a eletricidade não se conduz pelo meio do condutor de metal (cobre, alumínio etc), mas exclusivamente pela sua superfície. E esse zigue-zague é resistência ao avanço dos elétrons, que inclusive, provoca perdas em forma de calor. E isso tudo pode prejudicar as freqüências do áudio.
Joaquim.

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