terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O CAMINHO TECNOLÓGICO QUE A CULTURA DO ÁUDIO ESTÁ FAZENDO ATUALMENTE - AS TENTATIVAS DIGITAIS.

Surgiu o HD AAC, que dizem será o substituto do CD. Não acredito que "eletricidade" vá substituir uma mídia física tão importante e bonita como o CD, (Embora eu prefira o LP), afinal o fetiche pelo objeto conta, a cultura conta, a foto do artista conta, a sua assinatura, a foto da banda e os textos relatando como foi a gravação. O que talvez queiram dizer é que há possibilidade de um dia ele vir a parar de ser fabricado em massa. Mas parar de ser fabricado definitivamente, não acredito.Como também não deixou de ser fabricado o LP, hoje mais conhecido como vinil. Além do mais, o HD AAC é um software, um mero fichário de 24 bits a 96 a.s (Amostras por segundo, já que a denominação 96 khz é errada) dependente de um CODEC para ser lido, sujeito à corrupção de dados. O CD, perto dele, é uma mídia infinitamente mais estável, pois os pits estão gravados fisicamente, representando os bytes. A ameaça é a corrosão e a infestação de fungos, mas com um bom processo de fabricação, pelo menos durarão anos, como um que já tenho há 17 anos, Vinícius de Morais ao vivo. Além do mais, memórias flash são sujeitas a panes, como qualquer componente eletrônico, principalmente pela sua complexidade, pois não são meros semicondutores, são micro-chaveamentos coletivos do tipo "flip-flop". Contudo, leia a matéria para ficar por dentro.


Esta notícia saiu no site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

"Morte do CD é decretada por codec HD-AAC, que comprime música sem perda de dadosDa redação09/01/2008. O Instituto Fraunhofer, da Alemanha, criador do formato MP3, acaba de anunciar a morte do CD. O instituto lançou nesta semana um novo formato para codificação de música digital chamado HD-AAC, que preserva a qualidade do original sem perdas. Morte do CD: O HD-AAC oferece compressão de 24 bits com amostragem de 96 kHz. Os CDs atuais são gravados com compressão de 16 bits e qualidade de 44,1 kHz. Ou seja, o novo formato tem qualidade de som significativamente melhor do que o CD. Daí a decretação da morte do CD, que já vinha sendo ameaçado pelo MP3. O novo codec HD-AAC é derivado do padrão MPEG-4 SLS ("Scalable to Lossless"), sendo também compatível com os tocadores de música portáteis, como o iPod e assemelhados. Codec HD-AAC: "Os consumidores poderão comprar conteúdo em lojas online de música com som melhor do que os CDs, e preservar sua coleção atual de CDs para o futuro codificando-a em HD-AAC," disse Harald Popp, coordenador do Departamento de Sistemas Multimídia em Tempo Real do Instituto Fraunhofer.
Compressão sem perda: (Isso é uma mentira deslavada! Toda digitalização já tem perda!). Músicas codificadas no padrão HD-AAC poderão ser tocadas diretamente em tocadores de MP3 e até em telefones celulares que possuam o codec. O processo de codificação preserva cada bit de informação contido no arquivo original não comprimido, resultando na chamada codificação sem perda (Mentira; melhor seria dizer a verdade: "Com menos perdas"). Segundo Popp, o codec HD-AAC já está disponível para PC e dispositivos integrados, incluindo microprocessadores ou processadores de sinais digitais (DSPs) da ARM, MIPS, Texas, Analog Devices, Intel e IBM".

Nota: Como percebemos, é uma matéria escrita por quem não tem compromisso estrito com a verdade em audiofilia.

*
Joaquim Martins Cutrim. e-mail: joaquim777@gmail.com

Nenhum comentário: